top of page

erva-de-santa-maria - Chenopodium ambrosioides L.

Atualizado: 23 de mai. de 2021

Também conhecido como mastruço e quenopódio.


CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS: Chenopodium ambrosioides é uma planta muito aromática e perene que está presente em quase todo o território nacional. Cresce espontaneamente e pode ser cultivada através do plantio das sementes e não é adepta ao plantio por estacas. Adapta-se a jardins, quintais ou áreas agrícolas e tolera solos arenosos. A espécie é uma erva perene ou anual, com cerca de 1 m de altura, apresentando diversas ramificações¹.


USO POPULAR: Inseticida e repelente de insetos, anti-helmíntica, vermífuga, emenagoga, abortiva, antigripal. Utilizada desde 1900 para tratar vermes, mais de um milhão de brasileiros receberam tratamentos com o óleo de C. ambrosioides, cujo componente majoritário é o ascaridol. No entanto, por conta de ocorrências fatais relacionadas à ingestão de altas doses do óleo essencial, sua produção comercial foi substituída por novo antihelmínticos, mais seguros e eficazes¹. Suas folhas podem ser utilizadas em preparações culinárias. A infusão das folhas é usada, internamente, contra reumatismo, sinusite, tosse, bronquite, febre, inflamação da garganta e lombocitalgia. A planta triturada é usada como anti-inflamatória e cicatrizante no tratamento de contusões e fraturas, por meio de compressas ou ataduras. Também usada na forma de sabonete e xampu para pediculose, piolho e sarna.


INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS: Em um estudo realizado em cães infestados por Ancylostoma spp., foi possível avaliar a eficácia do óleo essencial e do extrato etanólico de C. ambrosioides, contidos em biscoitos caninos, demonstrando 100% de atividade inibitória sobre as larvas². Também foram avaliadas as propriedades acaricidas do óleo essencial, sob a forma de sabão em barra, aplicado 2x ao dia em bodes infestados por carrapatos³. Um estudo in vitro verificou que o óleo essencial atua como fungicida em dermatófitos como Aspergillus fumigatus e Cladosporum trichoides4. A mesma fração apresenta atividade citotóxica5.


OBSERVAÇÃO DO USO CLÍNICO EM FLORIANÓPOLIS: O uso externo da infusão preparada com as folhas da erva-de-santa-maria tem boa resposta no tratamento de infestações por piolhos. A utilização da infusão ou da tintura na forma de compressas é eficaz em machucados e contusões.


MODO DE USAR

Uso interno: O uso interno desta espécie não possui segurança estabelecida, apesar do tradição popular indicar a forma de infusão para uso oral e na culinária.

Uso externo: Como repelente e inseticida através da infusão de 20g da planta para 1 litro d´água fervente. Pode ser utilizada externamente também na forma de tintura.


CUIDADOS PARA O USO DESTA ESPÉCIE

Devido à falta de informações sobre segurança, não é indicado o uso interno desta espécie.

O uso concomitante a outros medicamentos deve ser cauteloso.

Não deve ser utilizada durante a gestação por ser uma planta considerada emenagoga, abortiva de alta toxicidade.


Referências

1. SA, R. D. et al, Óleo essencial de Chenopodium ambrosioides L.: estado da arte. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 2015. 36, 2, 267-276.

2. MONTEIRO, J. N. et al., Chenopodium ambrosioides L. essential oil and ethanol extract on control of canine Ancylostoma spp. Semina: Ciências Agrárias, 2017. 38, 4, 1947-1954.

3. KOUAM, M. K. et al., Evaluation of in vivo acaricidal effect of soap containing essential oil of Chenopodium ambrosioides leaves on Rhipicephalus unulatus in the western highland of Cameroon, 2015. ID 516869, 1-5.

4. DEMBITSKY, V. et al., Ascaridole and related peroxides from the genus Chenopodium. Biomed Pap Med Fac Univ Palacky Olomouc Czech Reppub, 2008. 152 (2): 209-215.

5. DEGENHARDT, R. T., et al., Characterization and evaluation of the cytotoxic potencial of the essential oil of Chenopodium ambrosioides. Revista Brasileira de Farmacogonsia, 2016. 26, 56-

6. FLORIANÓPOLIS (SC). Secretaria Municipal de Saúde. Guia de Plantas Medicinais de Florianópolis. 2019.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page