top of page
Cuidados com a pele
As doenças de pele estão relacionadas principalmente a doenças inflamatórias, doenças infecciosas, ou úlceras crônicas. As plantas empregadas no tratamento do sistema tegumentar normalmente apresentam propriedades estimulantes da proliferação vascular, cicatrizantes, desbridantes, antissépticos, anti-inflamatórios e hidratante
Babosa - Aloe vera (L.) Burm. f.
Planta muito utilizada na medicina popular em todo o mundo, como cicatrizante em casos de queimaduras, lesões na pele, como “hidratante” da pele e cabelo, nas hemorroidas e para gastrite. A espécie Aloe arborescens é usada pela população para o tratamento de câncer, sem evidência científica
Clique na Imagem para saber mais
Melissa - Melissa officinalis L.
O uso da infusão preparada com as folhas da M. officinalis tem boa resposta como calmante e ansiolítico. Utiliza-se o infuso desta planta também para aliviar sintomas de gripes e resfriados e para uso externo em sintomas de herpes simples, fazendo-se a compressa local nas feridas com a maceração a frio e, concomitantemente, tomando-se o chá das folhas.
Clique na Imagem para saber mais
mil-folhas - Achillea millefolium L.
A utilização da infusão preparada com as folhas da mil-folhas tem boa resposta em sintomas de gripes e resfriados. A espécie também pode ser utilizada em distúrbios menstruais e sintomas da TPM, associada à erva-cidreira (Melissa officinalis) e à alfavaca-anisada (Ocimum selloi).
Clique na Imagem para saber mais
penicilina-perpétua-do-brasil - Alternanthera brasiliana L.
O uso externo da infusão preparada com as folhas tem boa resposta como vulnerária, para lavar feridas e lesões herpéticas, e pode ser usada também em afecções da orofaringe, infecções urinárias e em vulvovaginites.
Clique na Imagem para saber mais
picão-preto - Bidens pilosa L.
Bidens pilosa é uma planta que tem boa resposta como vulnerária (depurativa e cicatrizante), com o uso da infusão preparada com as suas folhas para lavar feridas e machucados; para a realização de bochechos em afecções da boca e na forma de banho de assento em casos de infecções vaginais.
Clique na Imagem para saber mais
Tansagem - Plantago major L.
O uso da infusão com as folhas da tansagem pode ser feito em várias condições clínicas com boa resolutividade, como amigdalites, infecções de pele, diarreias e infecções urinárias. A espécie também tem sido utilizada no tratamento do tabagismo.
Clique na Imagem para saber mais
Mastruço - Chenopodium ambrosioides L.
O uso externo da infusão preparada com as folhas da erva-de-santa-maria tem boa resposta no tratamento de infestações por piolhos. A utilização da infusão ou da tintura na forma de compressas é eficaz em machucados e contusões.
Clique na Imagem para saber mais
Camomila - Matricaria recutita L.
O uso interno da infusão preparada com as inflorescências da camomila têm boa resposta em cólicas abdominais em adultos. Já em crianças utiliza-se o infuso para realizar o uso tópico local na forma de compressa externa no abdômen. A planta também pode ter seu uso tópico com a incorporação da infusão preparada com as flores em cremes ou pomadas para aplicação local em queimaduras de sol ou dermatites de fraldas. O uso interno da infusão das inflorescências da camomila é utilizada com boa resposta como calmante leve.
Clique na Imagem para saber mais
Calêndula - Calendula officinalis L.
A infusão preparada com as flores da calêndula apresenta boa resposta quando utilizada externamente em infecções de pele, acnes, queimaduras solares e dermatites de fraldas. O infuso das flores também pode ser usado para afecções da boca (aftas e gengivites). Compressas frias do chá ajudam a diminuir a dor e edema da região perineal no período pós-parto.
Clique na Imagem para saber mais
bottom of page