top of page

Saúde bucal

Desde a antiguidade até os dias atuais, espécies como Cravo da Índia, Romã, Malva, Tanchagem, Amoreira, Sálvia e Camomila são empregadas pelos seres humanos no tratamento de afecções bucais. A fitoterapia como especialidade odontológica foi regulamentada no Brasil em 2008, reconhecendo sua importância enquanto recurso terapêutico. As principais indicações das plantas medicinais e fitoterápicos na saúde bucal são na cicatrização e hidratação labial, controle de hemorragias, tratamento de gengivites, aftas, estomatites, dermatite de contato e atópica, eczemas, herpes labial, candidíase, abscessos periodontais e periapicais, ardência bucal e dor de dente, assim como no controle de ansiedade durante o procedimento odontológico. Desta forma são empregadas plantas com propriedades anti-inflamatória, hidratante, cicatrizante, ansiolítico, hemostático, antisséptico e antimicrobiano.
Manjericão_2.jpg
Manjericão.jpg
Manjericão - Ocimum americanum L.
O uso interno da infusão preparada com as folhas do manjericão tem boa resposta quando utilizada para aliviar tosses, tratar afecções de boca e como antiespasmódico para cólicas intestinais.
Na medicina popular o chá é usado, na forma de gargarejo, em inflamações da garganta e aftas, bem como na preparação de compressas para feridas.
Clique na Imagem para saber mais
Malva%20parviflora%20livro_edited.jpg
Malva - Malva parviflora L.
O uso da infusão preparada com as folhas da M. parviflora tem boa resposta para casos de infecções de boca (gengivites e aftas), vulvovaginites e dermatoses.
Segundo a medicina popular, a planta tem bom efeito sobre hemorróidas e cistites, tem ação laxante e sua mucilagem possui atividade anti-inflamatória e protetora da pele e das mucosas digestiva e respiratória. É relatado para a espécie bom efeito em gripes, faringites, enfisema e asma, por sua ação expectorante.
Clique na Imagem para saber mais
Picão_preto.jpg
picão-preto - Bidens pilosa L.
Bidens pilosa é uma planta que tem boa resposta como vulnerária (depurativa e cicatrizante), com o uso da infusão preparada com as suas folhas para lavar feridas e machucados; para a realização de bochechos em afecções da boca e na forma de banho de assento em casos de infecções vaginais.
Clique na Imagem para saber mais
Tansagem.jpg
Tansagem - Plantago major L.
O uso da infusão com as folhas da tansagem pode ser feito em várias condições clínicas com boa resolutividade, como amigdalites, infecções de pele, diarreias e infecções urinárias. A espécie também tem sido utilizada no tratamento do tabagismo.
Clique na Imagem para saber mais
Roma 4.jpg
Romã - Punica granatum L.
Nas inflamações de boca e de garganta pode-se mascar pequenos pedaços secos ou frescos da casca do fruto como se fossem pastilhas ou usar o cozimento (decocto) - preparado com 1 (uma) colher de sopa dos pedacinhos da casca em água suficiente para uma xícara das médias de água, na forma de bochecho ou gargarejo ou em compressas.
Clique na Imagem para saber mais
salvia.jpg
Sálvia - Salvia officinalis L.
A infusão de 3,5 g (7 colheres de café) das folhas picadas em 150 mL (uma xícara de chá) de água fervente. Abafar por 15 minutos, coar, esperar baixar a temperatura e aplicar no local afetado, em bochechos e gargarejos 1 ou 2 x dia, para tratar inflamações da boca e garganta, gengivites e aftas
Clique na Imagem para saber mais
ocimum gratissimum.png
Calêndula - Calendula officinalis L.
A infusão preparada com as flores da calêndula apresenta boa resposta quando utilizada externamente em infecções de pele, acnes, queimaduras solares e dermatites de fraldas. O infuso das flores também pode ser usado para afecções da boca (aftas e gengivites). Compressas frias do chá ajudam a diminuir a dor e edema da região perineal no período pós-parto.
Clique na Imagem para saber mais
ocimum gratissimum.png
Alfavaca-cravo - Ocimum gratissimum L.

A infusão preparada com as folhas da Alfavaca-cravo tem boa resposta para o tratamento de afecções da boca (aftas e gengivites). O chá da planta também pode ser usado após a realização de procedimentos odontológicos na forma de banho bucal sem bochechar. Utiliza-se também a infusão para aliviar os sintomas de gripes, resfriados e tosses.

Clique na Imagem para saber mais
bottom of page