top of page
IMG_20201008_115602808.jpg

Sistema

Genito-Urinário

alfavaca%20anisada%202_edited.jpg
mil folhas 3.jpg

Muitas espécies vegetais são indicadas para cuidados e tratamento do Sistema Geniturinário. Os principais usos estão destinados ao tratamento de candidíase, corrimento, ferida uterina, cólica menstrual, menopausa, infecção urinária, sintomas da TPM, inflamação e hemorragia pélvica.

 

Alfavaca anisada.jpg
Alfavaca-anisada - Ocimum selloi Benth.
A infusão preparada com as folhas do Ocimum selloi tem bons resultados quando usada em afecções respiratórias e dores abdominais. Esta planta também é associada à mil-folhas (Achillea millefolium) e a erva-cidreira (Melissa officinalis), na forma de infusão das folhas para aliviar sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e cólicas menstruais mostrando boa receptividade entre as usuárias.
Clique na Imagem para saber mais
melissa officinalis.png
Melissa - Melissa officinalis L.
O uso da infusão preparada com as folhas da M. officinalis tem boa resposta como calmante e ansiolítico. Utiliza-se o infuso desta planta também para aliviar sintomas de gripes e resfriados e para uso externo em sintomas de herpes simples, fazendo-se a compressa local nas feridas com a maceração a frio e, concomitantemente, tomando-se o chá das folhas.
Clique na Imagem para saber mais
Malva%20parviflora%20livro_edited.jpg
Malva - Malva parviflora L.
O uso da infusão preparada com as folhas da M. parviflora tem boa resposta para casos de infecções de boca (gengivites e aftas), vulvovaginites e dermatoses.
Segundo a medicina popular, a planta tem bom efeito sobre hemorróidas e cistites, tem ação laxante e sua mucilagem possui atividade anti-inflamatória e protetora da pele e das mucosas digestiva e respiratória. É relatado para a espécie bom efeito em gripes, faringites, enfisema e asma, por sua ação expectorante.
Clique na Imagem para saber mais
mil folhas 3.jpg
mil-folhas - Achillea millefolium L.
A utilização da infusão preparada com as folhas da mil-folhas tem boa resposta em sintomas de gripes e resfriados. A espécie também pode ser utilizada em distúrbios menstruais e sintomas da TPM, associada à erva-cidreira (Melissa officinalis) e à alfavaca-anisada (Ocimum selloi).
Clique na Imagem para saber mais
Penicilina.jpg
penicilina-perpétua-do-brasil - Alternanthera brasiliana L.
 
O uso externo da infusão preparada com as folhas tem boa resposta como vulnerária, para lavar feridas e lesões herpéticas, e pode ser usada também em afecções da orofaringe, infecções urinárias e em vulvovaginites.
Clique na Imagem para saber mais
Picão_preto.jpg
picão-preto - Bidens pilosa L.
Bidens pilosa é uma planta que tem boa resposta como vulnerária (depurativa e cicatrizante), com o uso da infusão preparada com as suas folhas para lavar feridas e machucados; para a realização de bochechos em afecções da boca e na forma de banho de assento em casos de infecções vaginais.
Clique na Imagem para saber mais
Tansagem.jpg
Tansagem - Plantago major L.
O uso da infusão com as folhas da tansagem pode ser feito em várias condições clínicas com boa resolutividade, como amigdalites, infecções de pele, diarreias e infecções urinárias. A espécie também tem sido utilizada no tratamento do tabagismo.
Clique na Imagem para saber mais
Cordao frade 2.jpg
Cordão-de-frade - Leonotis nepetifolia L.
Considerada muito eficiente nos casos de inflamação do sistema urinário. Há registros de seu uso para tratar casos de hemorragia uterina. Os nativos das Guianas descrevem o emprego das inflorescências para estimular a secreção de bile e melhorar a digestão. Utilizado externamente contra reumatismo, nevralgias e úlceras (banho de acento) e contra contusões (cataplasma)
Clique na Imagem para saber mais
cana do brejo 2.jpg
Cana-do-brejo - Costus spicatus Sw.
São atribuídas a ela propriedades depurativas, adstringente e diurética. Informações etnofarmacológicas registraram uso das raízes e rizomas como diurético, tônico, emenagogo e diaforético, enquanto o suco da haste fresca diluído em água tem uso contra sífilis, nefrite, gonorreia, problemas de bexiga, diabetes e picadas de insetos.
Clique na Imagem para saber mais
Chapeu de couro.png
Chapéu-de-couro - Echinodorus grandiflorus (Cham. &Schltdl.) Micheli.
A infusão preparada com as folhas do chapéu de couro tem boa resposta como diurética e anti-inflamatória. A associação com a erva baleeira (Varronia curassavica), na forma de compressa externa da infusão preparada com as folhas de ambas as espécies, é utilizada para aliviar sintomas da gota.
Clique na Imagem para saber mais
ocimum gratissimum.png
Camomila - Matricaria recutita L.
O uso interno da infusão preparada com as inflorescências da camomila têm boa resposta em cólicas abdominais em adultos. Já em crianças utiliza-se o infuso para realizar o uso tópico local na forma de compressa externa no abdômen. A planta também pode ter seu uso tópico com a incorporação da infusão preparada com as flores em cremes ou pomadas para aplicação local em queimaduras de sol ou dermatites de fraldas. O uso interno da infusão das inflorescências da camomila é utilizada com boa resposta como calmante leve.
Clique na Imagem para saber mais
ocimum gratissimum.png
Calêndula - Calendula officinalis L.
A infusão preparada com as flores da calêndula apresenta boa resposta quando utilizada externamente em infecções de pele, acnes, queimaduras solares e dermatites de fraldas. O infuso das flores também pode ser usado para afecções da boca (aftas e gengivites). Compressas frias do chá ajudam a diminuir a dor e edema da região perineal no período pós-parto.
Clique na Imagem para saber mais
bottom of page