top of page
IMG_20191227_111418778.jpg

PANCs

Muitas vezes são chamadas de “daninhas”, “invasoras” ou “matos” por ocorrerem entre as plantas cultivadas, nas frestas das calçadas, terrenos baldios, jardins e praças. Possuem grande importância alimentícia, embora sejam desconhecidas ou negligenciadas pelo poder público e grande público. As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são aquelas que possuem uma ou mais partes que podem ser utilizadas na alimentação humana e que são subutilizadas ou negligenciadas pelo grande público. As PANCs têm o potencial de incrementar e diversificar as fontes de renda familiar, complementar a alimentação, diversificar as refeições, favorecer o acesso a uma maior variedade de nutrientes e valorizar a biodiversidade.

Referência: Kinupp, V. F., & Lorenzi, H. J. (2014). Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.

Capuxinha_edited.jpg
Capuchinha - Tropaeolum majus L.
Suas folhas jovens são bem picantes e possuem aroma semelhante ao agrião e a rúcula. Suas folhas podem ser consumidas cruas em saladas; cozidas com carnes, sopas, charutinhos, risotos, sanduíches; ou ainda salteadas para massas verdes, patês, panquecas, pizzas e pães. Os pecíolos podem ser consumidos cozidos  em sopas, refogados ou em bolinhos. 
Clique na Imagem para saber mais
Peixinho.jpg
Peixinho-da-horta - Stachya Byzantina K.
Suas folhas podem ser consumidas cozidas, ou empanadas e fritas (ficam bem crocantes, com sabor levemente semelhante ao peixe). Pode ser usado no preparo de omelete, cortada em finas fatias e adicionada ao ovo batido. Refogada pode ser agregada a molhos de massas.
Clique na Imagem para saber mais
ora%20pro%20nobis_edited.jpg
Ora-pro-nobis - Pereskia aculeata Mill.
Hortaliça recomendada para o consumo diário na alimentação, podendo ser usada em várias preparações, como farinhas, saladas, refogados, tortas e massas alimentícias como o macarrão. Verdura rica em proteína vegetal e em vários aminoácidos essenciais, além de possui um considerável teor de ferro. Seus frutos são fontes de vitamina C e podem ser usados em sucos, geleias e mousses, e as flores jovens podem ser usadas para saladas.
Clique na Imagem para saber mais
Picão_branco.jpg
Picão-branco - Galinsoga quadriradiata Ruiz & Pav.
Suas folhas são amplamente utilizadas como temperos nos países andinos (Colômbia e Peru). Desidratadas ou moídas e transformadas em pó verde, para temperar carnes e sopas. As partes aéreas (folhas, ramos e flores) podem ser consumidas cruas em saladas ou cozidas e misturadas a sopas, farofas ou bolinhos fritos (tempurá). Pode ser utilizada no preparo de suco verde com limão
Clique na Imagem para saber mais
Chapeu de couro.png
Erva-baleeira - Varronia curassavica DC.
 
As partes comestíveis são as folhas e frutos e devem ser utilizados como tempero com moderação. As folhas são utilizadas em caldos e trituradas para preparar sal temperado, com aroma semelhante a temperos prontos como caldo de galinha. Uma forma de preparo é cozinhar por duas horas em fogo baixo sem levantar fervura para não perder os compostos bioativos.
Clique na Imagem para saber mais
Jambu 4.jpg
Jambu - Acmella oleracea (L.) R.K.Jansen
Popularmente cultivada no Norte e Nordeste do Brasil, tipicamente vendido nas feiras da região como tempero e para o preparo de tacacá. Suas folhas podem ser adicionado nos sucos verdes (abacaxi com jambu ou invés de hortelã). As flores podem ser utilizadas para curtir cachaça. Suas folhas e ramos tenros podem ser usados nas saladas, confecção de pães, panquecas, guisados, sopas e patês.
Clique na Imagem para saber mais
oregano frances.jpg
Malvariço - Plectranthus amboinicus Spreng.
Popularmente utilizada no sul como tempero de carnes, de modo similar ao tomilho e a sálvia. O malvariço vai bem como tempero de doces, triturada e adicionada a sucos e geleias, assim como salgados, carnes, peixes ou ovos. Pode ser utilizada para aromatizar vinho e cerveja. 
Clique na Imagem para saber mais
A%C3%A7afr%C3%A3o_edited.jpg
Cúrcuma - Curcuma longa L.
​
Para se obter o pó de cúrcuma deve-se lavar os rizomas, fatiar e depois secar (estufas ou lâmpadas incandescentes). O rizoma também podem ser ralados frescos. Pode ser utilizado para temperar purê, arroz, pipoca, carne, queijo, manteiga e mostarda. As folhas da cúrcuma podem substituir o papel laminado, servindo para embrulhar o peixe para assar
Clique na Imagem para saber mais
Tansagem.jpg
Tansagem - Plantago major L.
Suas sementes podem ser usadas para fazer farinha ou salpicada sobre pães, semelhante ao gergelim. Suas sementes liberam mucilagem quando deixadas de molho na água, semelhante a chia. As folhas branqueadas podem servir saladas. As folhas podem ainda ser preparadas cozidas, refogadas ou empanadas e fritas. Suas raízes e brotos também são comestíveis
Clique na Imagem para saber mais
bottom of page