Também conhecida como arnica.
CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS: Calea uniflora é uma erva perene, ereta ou ascendente, com 0,2-0,4 m de altura e pouco ramificada na base. Apresenta caule cilíndrico, as inflorescências são
solitárias no ápice dos ramos, com um pedúnculo longo. Esta espécie é nativa do Brasil, encontrada no sul do país e nos países vizinhos como Paraguai, Argentina e Uruguai. Em Florianópolis a espécie cresce de forma espontânea na vegetação de restinga presente em todo o litoral.
USO POPULAR: Planta utilizada como anti-inflamatória, analgésica, antisséptica (picada de mosquito), para reumatismo, tratamento de sintomas de gripes e infecções urinárias e no tratamento de hematomas.
INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS: Em um estudo pré-clínico realizado em animais a C. uniflora apresentou atividade anti-inflamatória em ratos¹. Um estudo in vitro demonstrou interessante atividade contra amastigotas de Leishmania amazonensis e Trypanosoma cruzi².
OBSERVAÇÃO DO USO CLÍNICO EM FLORIANÓPOLIS: Planta pouco utilizada na prática clínica.
MODO DE USAR
Uso interno: A segurança do uso interno desta planta ainda não está bem estabelecida, sendo controverso o aparecimento de efeitos adversos.
Uso externo: Infusão preparada com 1 colher de sobremesa das partes aéreas rasuradas para 1 xícara (200 ml) de água fervente, após abafar por 15 minutos, realizar o uso tópico na forma de compressa local com auxílio de um algodão ou pano limpo até 3 vezes ao dia por no máximo duas semanas para alívio de dores reumáticas, artralgias e contusões.
Tintura: preparada com as partes aéreas na proporção de 1:10 em álcool 70% e 1:5 em álcool 90%. Deixar armazenado em garrafa de vidro e em local escuro por 15 dias e utilizar para uso tópico na forma de compressas com auxílio de um algodão ou pano limpo para alívio de dores reumáticas, artralgias e contusões.
CUIDADOS NO USO DESTA ESPÉCIE
Devido à falta de estudos sobre interações medicamentosas e seus efeitos colaterais, o seu uso interno e/ou concomitante a outros medicamentos deve ser cauteloso e acompanhado por profissional.
Deve-se evitar o uso durante a gestação e a lactação.
Em casos isolados pode provocar reações alérgicas com formação de vesículas e necrose (atentar para possíveis reações em pessoas com sensibilidade a plantas da família Asteraceae)
Não aplicar em lesões abertas.
Referências:
1. LIMA, C.T. et al., Calea uniflora Less. attenuates the inflammatory response to carrageenan-induced pleurisy in mice. International Imunopharmacology. Volume 42 January 2017, Pages 139-149.
2. . LIMA, C.T. et al., Evaluation of leishmanicidal and trypanocidal activities of phenolic compounds from Calea uniflora Less. Natural Product Research. Volume 30, 2006.
3. FLORIANÓPOLIS (SC). Secretaria Municipal de Saúde. Guia de Plantas Medicinais de Florianópolis. 2019.
Comments