top of page

Jambu - Acmella oleracea (L.) R.K.Jansen

Também conhecido como agrião-do-pará, agrião-do-norte, jabuaçu, jaburama, abecedária e botão-de-ouro.

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS: Nativa da região amazônica, Acmella oleracea é encontrada principalmente no Pará. Herbácea perene de ramos arroxeados, atinge 30-40 cm de altura. Possui folhas simples, pecioladas e membranáceas de 3-6 cm. Suas flores são amarelas, dispostas em capítulos solitários, longo-pedunculados, axilares e terminais. Frutos secos do tipo aquênio portando semente.


USO CULINÁRIO: Popularmente cultivada no Norte e Nordeste do Brasil, tipicamente vendido nas feiras da região como tempero e para o preparo de tacacá. Suas folhas podem ser adicionado nos sucos verdes (abacaxi com jambu ou invés de hortelã). As flores podem ser utilizadas para curtir cachaça. Suas folhas e ramos tenros podem ser usados nas saladas, confecção de pães, panquecas, guisados, sopas e patês. A presença de espilantol em sua composição é responsável pelo efeito de dormência na língua e nos lábios, além de estimular a salivação. Esta substância é encontrada em menor concentração nas folhas do que nas flores, que podem conter até 2% de espilantol.



Referência

1. Kinupp, V. F., & Lorenzi, H. J. (2014). Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page