Também conhecida como maçanilha ou matricária.
CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS: Matricaria recutita é uma planta aromática, herbácea, anual, ereta, ramificada e com capítulos florais (inflorescências) com a parte central amarela e pétalas brancas inseridas em receptáculo cônico e oco. A sua propagação pode ser realizada por plantio de suas sementes, sendo considerada uma planta que não tolera o excesso de calor.
USOS POPULAR: A infusão dos capítulos florais para uso interno é utilizado para cólicas menstruais e pós-parto. Também usada para distúrbios gastrointestinais, como antiespasmódico, ansiolítico e sedativo leve. Para uso externo, a infusão da camomila é empregada em cólicas infantis, doenças da pele e mucosas em geral. Os banhos de assento são indicados para candidíase, hemorróidas, alergias e para assaduras em crianças. Os componentes extraídos da camomila são usados para produção de pomadas e loções, as quais são recomendadas para dermatites de contato, queimaduras do sol, como antialérgico e para friagens em geral. Esta planta também é utilizada para “clarear os cabelos”.
USO REGULAMENTADO: por via oral está indicado para o tratamento de cólicas intestinais e quadros leves de ansiedade, como calmante suave. Seu uso tópico está indicado para o tratamento de contusões e processos inflamatórios da boca e gengiva¹.
INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS: Estudos clínicos realizads em humanos apresentaram evidência de qualidade moderada sobre sua eficácia na dismenorreia², assim como seu benefício na cólica de bebês³. Testes iniciais demonstram potencial analgésico4, e anti-inflamatório em quadros de osteoartrite5 e outras síndromes relacionadas com dores nas articulações. Outro uso está relacionado a desordens gastrointestinais6 e no tratamento de aftas7. Sua eficácia sobre a ansiedade ainda é incerta8.
OBSERVAÇÃO DO USO CLÍNICO EM FLORIANÓPOLIS: O uso interno da infusão preparada com as inflorescências da camomila têm boa resposta em cólicas abdominais em adultos. Já em crianças utiliza-se o infuso para realizar o uso tópico local na forma de compressa externa no abdômen. A planta também pode ter seu uso tópico com a incorporação da infusão preparada com as flores em cremes ou pomadas para aplicação local em queimaduras de sol ou dermatites de fraldas. O uso interno da infusão das inflorescências da camomila é utilizada com boa resposta como calmante leve.
MODO DE USAR
Uso interno: Infusão preparada com 1 colher de sobremesa das inflorescências para 1 xícara de água (200 ml) de água fervente, após abafar e esfriar por 15 minutos, ingerir até 3 vezes ao dia por no máximo duas semanas. Para afecções da cavidade oral: administrar o infuso por meio de bochechos e gargarejos, em temperatura morna, 3 vezes ao dia, por 10 minutos9.
CUIDADOS PARA O USO DESTA ESPÉCIE
Ouso desta planta pode provocar interações com várias classes de medicamentos (ver na seção “interações medicamentosas”).
Se estiver usando camomila, evitar trabalhos perigosos ou dirigir.
Não usar durante a gestação e a lactação. Não fazer uso interno em crianças menores de 12 anos (utilizar em crianças apenas na forma de compressa externa).
Não usar em indivíduos com sensibilidade alérgica às plantas da família Asteraceae.
Compostos conhecidos como lactonas sesquiterpênicas presentes nas flores de camomila podem desencadear reações alérgicas.
Em caso de superdosagem, podem ocorrer náuseas, excitação nervosa e insônia66.
O especialista em plantas medicinais Alesio dos Passos Santos comenta sobre a camomila.
Referências:
1. BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE DAGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução de Diretoria Colegiada: RDC nº. 10, de 9 de março de 2010. Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2010.
2. PATTANITTUM, P., Dietary supplements for dysmenorrhoea. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 3.
3. BIAGIOLI, et al., Pain-relieving agents for infantile colic. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 9.
4. SAGHAFI, N., et al., Effectiveness of Matricaria chamomilla (chamomile) extract on pain control of cyclic mastalgia: a double-blind randomized controlled trial. Journal Of Obstetrics And Gynaecology. [s.l.], v. 38, n. 1, p.81-84, 26 out. 2017. Informa UK Limited.
5. SHOARA, R., et al., Efficacy and safety of topical Matricaria chamomilla L. (chamomile) oil for knee osteoarthritis: A randomized controlled clinical trial. Complementary Therapies In Clinical Practice, [s.l.], v. 21, n. 3, p.181-187, ago. 2015. Elsevier BV.
6. ANHEYER, D., et al., Herbal Medicines for Gastrointestinal Disorders in Children and Adolescents: A Systematic Review. Pediatrics, [s.l.], v. 139, n. 6, p.62-67, 4 maio 2017. American
Academy of Pediatrics (AAP).
7. SEYYEDI, S. et al., The therapeutic effects of chamomilla tincture mouthwash on oral aphthae: A Randomized Clinical Trial. Journal Of Clinical And Experimental Dentistry, [s.l.], p.535-
538, 2014. Medicina Oral, S.L.
8. MAO, J. J., et al., Long-term chamomile (Matricaria chamomilla L.) treatment for generalized anxiety disorder: A randomized clinical trial. Phytomedicine, [s.l.], v. 23, n. 14, p.1735-1742, dez. 2016. Elsevier BV.
9. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011. Página
39.
10. FLORIANÓPOLIS (SC). Secretaria Municipal de Saúde. Guia de Plantas Medicinais de Florianópolis. 2019.
Comentarios