top of page

Mirra - Tetradenia riparia Codd.

Atualizado: 6 de set. de 2020

Também conhecida como incenso, mirra-africana, limonete, pluma-de-névoa.



Características botânicas: planta arbustiva, bem ramificada, que atinge de 1 a 3 metros de altura. Originária da África que pode alcançar porte de arvore. folhas de pecíolos longos, de forma ovalada e arredondada, de superfície rugosa e glandular-pubescente em ambas as faces, margens crenadas ou dentadas, de odor forte e agradável. Flores numerosas, esbranquiçadas ou róseas e suavemente perfumadas.


Uso popular: Esta descrito o uso diário de suas folhas, na forma de infusão para tratamento caseiro de problemas respiratórios, tosse, dor de cabeça e de estômago, diarreia, hidropisia, angina do peito, febre, malária e dengue. Externamente, na forma de compressas aplicadas localmente, é empregada para aliviar dores de cabeça, de dentes e como antisséptico.

Composição química: contém 1,9% de óleo essencial, constituído principalmente de alfa-terpineol, fenchona, álcool beta-fenchílico, beta-cariofileno e álcool perílico, além de ibozol, alfa-pironas e tetradenolídio.

Referência

1. LORENZI, Harri; MATOS, Francisco José de Abreu. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2ª edição. Nova Odessa, Brasil: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2008.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page